quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fim das sacolas plásticas

A partir de segunda-feira, 18/04/2011, está proibido o uso de sacolas plásticas no comércio de Belo Horizonte/MG. A Lei vale para supermercados, farmácias, açougues, lojas de vestuário e outros.
A Lei Municipal 9.259 foi sancionada em 2008 e foi dado o prazo de três anos para que o comércio fizesse a modificação.
A multa para os estabelecimentos que descumprirem a lei é de R$1.000,00 e havendo reincidência o valor duplica (R$2.000,00). Caso persista, o estabelecimento poderá ser interditado e ter o Alvará de Localização e Funcionamento de Atividades cassado.
Muitos lojistas tem questionado e dizem que é muito difícil fazer a adaptação mesmo com o prazo dado pela prefeitura.
Mas acho que já estava mais do que na hora dessa mudança de mentalidade, não é mesmo?
Uma sacola plástica pode demorar até 400 anos para se decompor. Estima-se que 450 mil embalagens deixem de ser consumidas diariamente em BH. E a cidade pode ficar livre de 167 milhões por ano.
Desde sua criação, a Nata faz uso de sacolas retornáveis, o cliente leva seu produto em uma sacolinha de TNT que pode ser reutilizada de várias maneiras e junto a certeza de estar contribuindo para uma cidade mais limpa e mais sustentável.

2 comentários:

  1. Oi Verônica, tudo bem?
    Gostaria de comentar que a lei de BH vai contra o direito de escolha dos cidadãos sobre como transportar suas compras. Uma pesquisa do Ibope mostrou que 75% dos consumidores preferem as sacolas plásticas, por características como não molhar, ser higiência e 100% reaproveitável e reciclável.
    Para saber mais, acesse: Proibição de sacolas plásticas em BH fere a liberdade de escolha do consumidor http://migre.me/4ftN6

    Um abraço
    Equipe Recicle Ideias

    ResponderExcluir
  2. Mas o consumidor não está proibido de usar as sacolas plásticas, apenas os estabelecimentos comerciais estão proibidos de fornecê-la. Se você tiver uma e quiser usá-la para carregar suas compras você pode, não é mesmo?

    ResponderExcluir